O descarte de embalagens plásticas é uma preocupação cada vez maior no nosso dia-a-dia, certo? Talvez você já esteja refletindo sobre isso, ou até tenha implantado algumas mudanças na sua rotina, para reduzir o descarte dessas embalagens.

Uma ação INOCENTE, como aceitar a sacolinha plástica nos mercados, ou utilizar produtos descartáveis, faz com que uma quantidade infinita de plásticos seja encaminhada para o meio ambiente. Um tempo de permanência, muitas vezes de poucas horas em nossa mão, e pronto….400 ANOS para a natureza dar conta de degradar esses materiais.

Adotar NOVAS ATITUDES, RECUSAR O PLÁSTICO e INCORPORAR NOVOS HÁBITOS mais amigáveis ao meio ambiente, é uma das formas de fazermos diferença nesse ciclo de consumo e descarte.

Se você já está animado (a) para cultivar esses NOVOS HÁBITOS, fica comigo que eu vou te mostrar sete dicas para reduzir o descarte de embalagens plásticas no seu dia-a-dia, com ações simples e fáceis de adotar.

 Dica 1: Tenha uma Composteira doméstica

Você já parou para observar o quanto do seu lixo doméstico é composto por restos de alimentos? Uma das maiores dificuldades de quem começa a adotar práticas para reduzir o descarte de embalagens plásticas, é: Como levar o lixo orgânico para fora de casa sem ser descartando uma sacolinha plástica?

Agora, imagine que exista uma SOLUÇÃO que elimina a necessidade de usar essa sacolinha, e também dá um jeito no seu lixo orgânico. E tem mais! Tudo isso sem que você precise sair de casa. Essa MARAVILHA é a COMPOSTEIRA DOMÉSTICA.

Só para você entender melhor. Se jogarmos todo esse alimento no lixo, ele vai parar nos aterros. Por lá, todo esse material orgânico se mistura com diversas substâncias tóxicas, gera gases do efeito estufa e impede que todo nutriente contido nos alimentos retorne ao solo de maneira saudável.

Com a compostagem doméstica, você pode separar os seus restos de alimento e transformá-los em adubo, devolvendo esse material MARAVILHOSO para a natureza.

Por aqui nós usamos a composteira Humi, desenvolvida pela ONG Morada da Floresta, que utiliza as minhocas californianas como aceleradoras desse processo. Mas, você pode inclusive fazer a sua própria composteira ou, em algumas cidades, conseguir ela gratuitamente em projetos de ONGs e prefeituras.

Ficou curioso e quer saber mais sobre a rotina de ter a sua composteira em casa? Então confere esse post onde eu te conto tudo que você precisa saber sobre como transformar seu lixo orgânico em adubo caseiro – Composteira doméstica: É realmente possível ter a sua?

Dica 2: Prefira cosméticos sem embalagem

Um dos grandes vilões que temos dentro de casa, que dificultam muito uma vida com menos DESCARTE DE EMBALAGENS PLÁSTICAS, são os nossos cosméticos. E isso inclui desde aquele sabonete líquido inocente (seja ele de embalagem ou refil), até os shampoos, condicionadores, cremes e loções.

Muitos produtos permanecem em nossa casa por alguns meses e podem levar cerca de 400 ANOS para se degradarem no meio ambiente.

Para reduzir o descarte de embalagens de cosméticos, a dica é procurar os cosméticos naturais que trazem alternativas ao uso das embalagens convencionais.

Hoje é possível encontrar diversas marcas que oferecem desde shampoos e condicionadores em barra, até embalagens alternativas, que reduzem o impacto no MEIO AMBIENTE. Uma dessas marcas maravilhosas, que usamos muito por aqui, é TAG NATURAL, que utiliza matéria prima de qualidade, ingredientes naturais, orgânicos, que respeitam o meio ambiente e os animais e ainda cuidam da sua beleza e saúde.

Portanto, se você utilizar, por exemplo, um shampoo em barra, sua rotina será assim: comprou, usou, acabou e pronto. NADA PARA DESCARTAR. E quando eles vem embalados, como os sabonetes, a TAG utiliza celofane biodegradável que você pode colocar na composteira que eu acabei de comentar ali em cima. GENIAL NÃO É?

Dica 3: Faça produtos de limpeza em casa

Outro grande vilão, que nos obriga a descartar embalagens, além de liberarem muitos químicos indesejados nas nossas águas, são os produtos de limpeza. Aqui, a dica MARAVILHOSA é fazer o seu próprio sabão em pó, de maneira super rápida, com ingredientes fáceis de achar, garantindo roupas limpinhas e cheirosas.

De quebra ainda reduzimos o descarte de embalagens plásticas no meio ambiente e a quantidade de substâncias químicas indesejadas liberadas na água. E ai? Quer testar essa dica? Então é só conferir esse post onde eu explico tudo sobre essa receita – Sabão em Pó caseiro: 3 ingredientes, 3 passos e inúmeros benefícios. Testa lá e depois me conta!

Dica 4: Experimente o coletor menstrual e os absorventes de pano

A dica de ouro aqui é para MULHERES. Só quem passa todo mês por um ciclo menstrual sabe a quantidade de resíduos que somos obrigadas a descartar. No entanto, isso pode ser diferente!

Com diversas opções, que vão desde novas versões dos velhos conhecidos de nossas avós, os ABSORVENTES DE PANO, até os mais moderninhos COLETORES MENSTRUAIS. A regra dos dias de hoje é se RECONECTAR AOS SEU CICLO MENSTRUAL, ajudar nosso organismo utilizando produtos menos agressivos e sem químicos indesejados e ainda reduzir o descarte de plásticos durante nosso ciclo.

Assim como os cosméticos naturais, hoje encontramos marcas maravilhosas, que se dedicam a esse universo feminino com muito carinho. Uma delas é a Korui. Feita por mulheres e para mulheres, a marca oferece os mais variados produtos, e ainda demonstra o carinho e a preocupação com o meio ambiente, que você vai comprovar desde a embalagem que chega na sua casa pelo correio.

Dica 5: Leve sua ecobag para as compras de mercado

Pode parecer um hábito inofensivo. Ir ao mercado, fazer compras e colocar tudo nas sacolinhas plásticas para levar pra casa.

Mas, você sabia que originalmente as sacolinhas plásticas tinham o objetivo de substituir as de papel que não era tão resistentes? Ou seja, elas foram inventadas para serem REUTILIZADAS inúmeras vezes.

Pois é, a sacolinha que temos hoje como DESCARTÁVEL, era na verdade para te servir como as ECOBAGS de hoje. Ir e voltar do mercado para casa conosco nos servindo várias e várias vezes.

Infelizmente os processos de produção foram barateados, utilizando matérias-primas de menor qualidade e tornando as sacolas pouco resistentes.

Consequência? Hoje nenhum de nós se quer pensa em levá-las ao mercado uma segunda vez. Resultado Final? Vida útil de algumas horas ou dias e milhares de sacolinhas tendo de se decompor por ai.

Bom, então nada mais justo que, agora que já sabemos qual era a função das sacolinhas, honrarmos essa missão e utilizarmos ECOBAGS nas nossas idas ao mercado. Basta uma simples mudança de hábito. LEMBRAR de levar sua sacola na próxima vez que for ao mercado e RECUSAR as sacolinhas plásticas.

Dica 6: Faça compras em lojas a granel

Cresce a cada dia o número de lojas que voltam a oferecer PRODUTOS A GRANEL e isso é muito legal para reduzir o descarte de embalagens.

Imagine poder comprar uma infinidade de produtos e levá-los na quantidade desejada, utilizando seu próprio recipiente ou um SAQUINHO DE PAPEL. Não sei você, mas eu ADORO esse tipo de loja.

Sei que essa ainda não é uma realidade de todos os lugares, mas está se tornando mais comum a cada dia. 

Mas fique ligado! As vezes a proposta é ser a granel, mas recebemos nossas compras em saquinhos plásticos e isso pode até representar mais plástico indo para nossa casa.

Minha dica é: Se você conhece alguma loja que ainda não substituiu essas embalagens, FAÇA A DIFERENÇA. Dê a eles a sugestão de substituir tudo pelos saquinhos de papel, ou mesmo permitir que utilizemos nossos próprios potinhos.

Uma simples mudança que é capaz de colocar as compras a granel nessa lista de dicas INCRÍVEIS para reduzir o descarte de embalagens plásticas no dia-a-dia.

Dica 7: Utilize produtos sustentáveis na rotina do seu Pet

Se você também tem o seu companheiro em casa, assim como nós, e quer incorporar HÁBITOS MAIS SUSTENTÁVEIS, saiba que é possível levar uma VIDA PET SEM LIXO.

A Hari & George ajuda você a reduzir o descarte de 365 tapetes higiênicos descartáveis, por ano, com apenas 4 tapetinhos higiênicos laváveis.

Além disso, pensamos em todo processo do nosso produto e garantimos que ele chegue até a sua casa sem plásticos na sua embalagem.

Outra dica é também utilizar cosméticos naturais como os da TAG NATURAL – LINHA PET, e levar mais saúde e menos embalagens para os cuidados do seu Pet.

E por fim, se liga nessa dica de ouro. Que tal recolher o cocô do seu cachorro durante o passeio, reaproveitando aquele SAQUINHO DE PAPEL das suas COMPRAS A GRANEL? Dessa forma, durante a caminhada com nossos cãezinhos também podemos ajudar a reduzir o descarte de sacolinhas plásticas.

E ai? Gostou das dicas? Se você tem outras dicas para reduzir o descarte de embalagens plásticas que já pratica no seu dia-a-dia, conta para mim que eu vou adorar saber. Até a próxima!!